img-especialistas.png

Especialistas e Docentes

Banco de Especialistas e Docentes em Direito Educacional

 

 

A Associação Brasileira de Direito Educacional apresenta os profissionais que integram os

quadros de Banco de Especialistas em Direito Educacional e de Docentes em Direito Educacional. 

Todos são associados da entidade.

Os currículos resumidos foram fornecidos pelos especialistas e periodicamente serão atualizados. 

No fim de cada bloco há a cidade de sua atuação profissional. Pretendendo conhecer

melhor os mesmos os interessados devem remeter mensagem

para abrade@abrade.org.br para ser feita a aproximação.

A ABRADE não assume compromisso de prestação de serviços. Os mesmos

devem ser estabelecidos diretamente com os profissionais.

 

 

 Adriana Heitmann

Link lattes:  http://lattes.cnpq.br/0676259165672844

 

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Unicamp (1993), Mestrado em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Doutorado em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Bacharel em Direito pela Universidade Paulista, UNIP (2011). Em âmbito público, atuou como professora de educação infantil e supervisora educacional na cidade de Campinas, além de trabalhar como escrevente técnico judiciário no Fórum da referida cidade. Também ministrou cursos e palestras para professores e monitores da Rede Municipal de Educação de Campinas e outras cidades abordando temáticas sobre a importância do jogo simbólico para o desenvolvimento da criança no contexto da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação – UNICAMP. Foi professora titular da Universidade Paulista - UNIP nos cursos de Pedagogia, Direito, Administração, Ciências Contábeis e Economia. Atua como coordenadora dos cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Educação Infantil e Direito Educacional na mesma universidade desde 2013. Pós-Graduada em Direito Penal pela Universidade Paulista - Unip, 2017. Capacitou-se em Conciliação e Mediação pela Escola Superior de Advocacia - ESA, ligada a OAB - Campinas (2019). É Pós-Graduada em Direito Público e Direito Constitucional Aplicado pela Faculdade Legale (2021). Pós-Graduada em Conciliação e Mediação de Conflitos pelo Centro de Mediadores – Instituto de Ensino (2021) e Pós-Graduada em Direito Educacional pela UNIFAVENI (2021). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Psicologia e Desenvolvimento Humano, considerando os seguintes temas: legislação educacional, Epistemologia Genética (Jean Piaget), construtivismo e educação infantil, problemas de aprendizagem. No Direito, as seguintes áreas: Psicologia Jurídica, História do Direito, Instituições Judiciárias e Ética, Português Instrumental Jurídico, Linguagem e Comunicação Jurídica, Teoria Geral do Processo, Teoria Geral das Obrigações e Direito das Obrigações. Em Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Administração: Instituições de Direito, Direito nas Organizações e Administração Integrada. É presidente da ONG “Casa de Missões Pastor George David Simpson” que atua no voluntariado com crianças e adolescentes carentes da região de Monte Mor – São Paulo. Associada da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE), membro ELA (Education Law Association – EUA). Organizadora do GEDE – Grupo de Estudos em Direito Educacional e membro do IH | Instituto Heitmann.

Campinas (SP)

Allyny Ribeiro Martins


Advogada. Possui Graduação em Direito pelo Centro Universitário Euro Americano (UNIEURO), Especialização em Direito Processual Cível. Membro da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE). Membro Consultora da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/DF (2019 -2021).

Brasilia (DF)

Antônio Cláudio dos Santos Júnior

 

Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Comunicação e Reportagem pela Universidade Estadual do Maranhão. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (1997). Advogado inscrito na OAB-MA. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais da UNISULMA/IESMA. Professor do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão e da Faculdade do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: educação jurídica;

direito educacional; ética geral e profissional; exame de ordem; sociologia jurídica.

Associado da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE).

Imperatriz (MA)

Aparecida Dinalli

 

Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto.Possui mestrado em História pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983). Doutorado em Direito Constitucional pela UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986)Doutorado em Direito Politico e Economico pela UPM -Universidade Presbiteriana Mackenzie ( 2014) Membro da Associação Brasileira de Docentes de Bioetica. Coordenadora do Curso de Pos Graduação em Direito Educacional da Universidade de Ribeirão Preto. Docente de Biodireito Constitucional da Universidade de Ribeirão Preto.Membro do Conselho Científico da ABRADE-Associação Brasileira de Direito Educacional .Membro do IBDC .Lider de Grupo de pesquisa e pesquisadora do CNPq-linha de pesquisa Politicas Publicas e Legislação no Brasil. Consultora e parecerista em Direito Educacional. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Constitucional ,Direito Educacional,

Politicas Públicas e Reforma do Estado e Direito Politico e Economico.

Associada da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE).

 

Ribeirão Preto (SP)

Aurora Eugênia de Souza Carvalho

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brasília (1985) e em Direito pelo Centro Universitário Benett(1991). Especialização em Direito Educacional pelo Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação(2002) e pós-graduanda em Neurociência aplicada a pedagogia pela AVM.Tem experiência na área de Educação e Direito Educacional, com ênfase em Consultoria e Assessoria juspedagógica. Coautora de diversos artigos e pesquisadora na área de Legislação Educacional. Palestrante de diversos Congressos, Seminários e Simpósios todos referentes na área de educação. Atualmente presta assessoria na área de credenciamento e recredenciamento de instituições de ensino, tanto presencial quanto à distância e expertise nos processos regulatórios e avaliação do ensino superior.

Associada da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE)

Rio de Janeiro (RJ)

Barbara Macedo Mascarenhas

 

Possui formação em Direito; Letras e Pedagogia. Doutoranda em Educação e Constelação Familiar. Pós-graduação em Direito Familiar e Direito do Trabalho.

Pós Graduação em Mediação e Gestão de Conflito; Direito Educacional; Inspeção Escolar; Informática na Educação; Alfabetização e Letramento; Educação Especial; Psicopedagogia.

Pedagoga; - Letrologa; - Mediadora Judicial – Árbitra Judicial; Perita Judicial; Advogada – Civil e Penal.

Comissão de Educação da OABMG ; Associação de Direito Educacional/ABRADE

Belo Horizonte (MG)

Camilla de Caprio Villanova

Link lattes: http://lattes.cnpq.br/7040076229245635

 

Advogada atuante principalmente nos seguintes temas: Direito Educacional, Direito Civil, Direito Empresarial e Direito de Propriedade Intelectual. Sócia do escritório CASAROTTO Sociedade de Advogados. Mestra em Educação pela PUC Campinas, com desenvolvimento de pesquisa financiada pela CAPES na área de Direito Educacional. Membra do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação. Especialista em Direito Educacional pelo curso da SATeducacional, com bolsa oferecida pela instituição. Graduada em Direito pela FACAMP, com Extensão Universitária em Formação de Professores (PROEPRE) para o Ensino Fundamental.

Campinas (SP)

Cláudia Cristina Haddad

 

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017), Mestre em Educação- área Metodologia de Ensino pela Universidade Federal de São Carlos (1996). MBA em Gestão Empreendedora-Educação pela Universidade Federal Fluminense (2015); Especialista em Psicopedagogia Clínica pelo Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -USP (1990) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Araraquara (1987) . Supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Araraquara desde 2002, Coordenadora Local e Docente Titular do Curso de Pedagogia da Universidade Paulista -Campus Araraquara, desde 2005 . Experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Superior, Educação à Distância, Educação Básica (Legislação Educacional, Ensino Fundamental, Gestão Escolar, Currículo e Formação de Professores) e Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Associada da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE).

Araraquara (SP)

Crislaine Fernandes Matozinhos Silva

 

Doutora em educação e membro do grupo de estudos, pesquisa em políticas, educação e sociedade (GPPES), área de concentração ciências sociais na educação pela Universidade Estadual de Campinas. Ingressou no Programa de Pós-Graduação em Educação, nível mestrado em 2015, cujo no exame de qualificação obteve a aprovação direto para o doutorado. Realizou intercâmbio acadêmico pelo Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional, na Universidad Nacional de Rosario/ Argentina, com estudos da Sociologia da Educação e Ministério da Educação da Provincia de Santa Fé. Foi bolsista no doutorado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Anhanguera Educacional e Especialização em Especialização em Formação Didático-Pedagógica para Cursos na Modalidade a Distância pela UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia da Educação, Políticas Públicas, Direitos Humanos, Direito Educacional e Educação à Distância. Participou do programa de estágio docente na Faculdade de Educação - Unicamp, em que colaborou nas disciplinas de Metodologia de Pesquisa e Tópicos Especiais para Educação. Ex-membro da comissão organizadora e secretaria executiva da ANPEd Sudeste 2018. É professora da Educação Básica II pela Prefeitura Municipal de Campinas, membro do Núcleo da Educação Integral da Prefeitura Municipal de Campinas e formadora do Grupo de Trabalho (GT) na Elaboração das Diretrizes Curriculares para Educação Integral: Linguagem e Experiências Matemáticas. Foi facilitadora nas disciplinas Alfabetização e Letramento, Educação Matemática, Ética, Cidadania ,Sociedade e Linguística Aplicada aos Estudos da Língua Inglesa, História da Educação e Políticas Educacionais e Estrutura e Organização da Educação Básica.

Campinas (SP)

Daniell Hagge Roriz da Costa

 

Advogado, Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes -RJ, especialista em Direito Educacional pela Universidade Cândido Mendes – RJ, sócio e fundador do escritório Roriz, Fusaro, Arouca, Lourenço e Penaterim Advogados Associados (RFALP Advogados Associados) e pós-graduado em Direito Penal, Direito Processual Penal e Criminologia pela Universidade Cândido Mendes –RJ. Possui extensões universitárias em Direito Processual Civil, Alienação Parental e Lei Geral de Proteção de Dados, todas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), e é membro efetivo da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE).  

Rio de Janeiro  (RJ)

Daniela Almeida Tonholli

 

Possui graduação em Direito pela Fundação Universidade de Itaúna (1998). Advogada. É Mestre em Educação pela PUC Minas. Doutoranda em Educação pela PUC Minas. Especialista em Docência do Ensino Superior pela PUC MInas, especializanda em Filosofia na PUC Minas, especializanda Saúde Pública pelo Pitágoras, especializanda em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior pelo Pitágoras. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais de 2000 a 2010 de direito Penal, Criminologia, Prática Simulada em Processo Penal, Prática Jurídica Penal e Prática Jurídica Civil. Professora da Fundação Unimed em curso de Pós-graduação de Perícia Médica desde 2004. Professora no curso à distância de Pós-graduação em Perícia Médica Previdenciária do Pitágoras. Professor no MBA Gestão de Negócios em Saúde da Fundação Unimed. Orientação de monografias (TCC) na FAMIG. Direito Penal - parte especial e Direito Penal - Legislação especial na FAMIG (2014). Coordenação do Curso Preparatório para concurso de perito previdenciário - INSS - Fundação Unimed - EAD (2014). Tem experiência na área de Direito Processual Penal, Direito Médico, Responsabilidade Jurídica e Administrativa, Contratos Públicos e Privados, Direito à Saúde, Direito à Educação. Domínio de História da Educação Brasileira. História da Legislação Brasileira. Associada da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE).

Belo Horizonte (MG)

Eliana Bravim

 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), Especialização em Formação de Especialista em Educação para exercício em escola de ensino fundamental e médio (2007), Especialização em Direito Educacional (2016) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Atualmente é Coordenação Pedagógica no CEEMTI São Pedro (ESCOLA VIVA) - Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo e atua em Consultoria Educacional para escolas da rede privada. Associado da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE).

Vila Velha (ES)

Erivan Chaves dos Santos

Possui pós-graduação em Direito Educacional e Gestão de Instituições Educacionais pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2020), Coordenação Pedagógica pela Universidade Candido Mendes (2020), Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2019), MBA Executivo em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Federal do Amazonas (2014) e graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Martha Falcão (2012). Atualmente é Professor de Ensino Superior da Universidade Nilton Lins, coordenando o processo de planejamento técnico-pedagógico do Núcleo de Educação a Distância e Coordenação de tutoria no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, além de formação de professores e tutores para o ensino a distância, elaboração de manuais, guias e materiais didáticos para Educação a Distância. Presta serviços de Consultoria Técnica em Legislação da Educação Profissional para o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas. Foi Coordenador de Relacionamento do Centro Universitário do Norte - Laureate International, atuando na gestão e regulação de processos acadêmicos, renovação de matrícula e retenção dos estudantes. Foi Coordenador de Curso e Planejamento do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), atuando no planejamento, regulação acadêmica e coordenação de cursos de educação profissional. Atuou na Rede e-Tec Brasil - Ministério da Educação, como Coordenador de Curso e de Tutoria no curso de formação técnica em Serviços Públicos. Associado da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE).

Manaus (AM)

Fabricio Marvilla Fraga de Mesquita

 

Advogado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) – Rio de Janeiro/Brasil, com Pós-Graduação em Direito Administrativo – Rio de Janeiro/Brasil. Título Profissional de Advogado revalidado pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSN) – Lima/Peru e Master em Economia e Direito do Consumo pela Universidad Castilla La Mancha (UCLM) - Toledo/Espanha. Atua como advogado nas áreas de direito administrativo e do consumidor, direito intelectual e direito educacional, com ênfase no reconhecimento e revalidação de grados e títulos acadêmicos estrangeiros. Atualmente, cursa estudos de Doutorado em Direito e Ciência Política na Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSN) – Lima/Peru e também uma Especialização em Qualidade Educativa pela Pontifícia Universidad Católica del Perú (PUCP) – Lima/Peru. Associado da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE)

Lima (Peru)

Fernanda de Cássia Rodrigues Pimenta

 

Possui Graduação em Direito pela Universidade São Francisco (1998), Especialização em Gestão e Direito Educacional pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (2012) e Mestrado em Educação, linha de pesquisa Políticas Públicas de Educação, na Universidade da Cidade de São Paulo (2013). É Assessora Jurídico-Educacional de algumas Instituições, com experiência em Planejamento, Avaliação Educacional e Registro Acadêmico. Associada da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE).

São Paulo (SP)

George Vieira Dantas

 

Sócio Administrador da Sociedade GEORGE DANTAS Advogados Associados. Integrante do grupo de pesquisa CRIATIVOS: CRIANDO UM NOVO MUNDO, da UNEB-UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Integrante(pesquisador) do Grupo de Pesquisa Gestão, Educação e Direitos Humanos (GEDH), do(a) Universidade do Estado da Bahia, vinculado à linha de Pesquisa de Direitos Humanos Emancipatórios. Expertise nos processos regulatórios e avaliação do ensino superior, processos de transferência de mantença, procedimentos relacionados ao FIES. Associado à ABRADE- Associação Brasileira de Direito Educacional - integrante do Conselho Científico. Mestrando em Gestão e Tecnologias aplicadas à educação. Mestrado Profissional na UNEB-UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.

Salvador (BA)

Gisele Leite

Link lattes: http://lattes.cnpq.br/9000598468724826

 

Professora universitária há três décadas. Formada em Direito. Formada em Pedagogia. Mestre em Direito. Mestre em Filosofia. Doutora em Direito. Possuo vinte e nove obras publicadas. Articulista e colunista das revistas como JURES, Letras Jurídicas. Portal Investidura, Lex-Magister, JURID, BoniJuris e, outras renomadas revistas e sites jurídicas brasileiros. Ganhadora da Medalha PAULO FREIRE 2021. Pesquisadora-Chefe do Instituto Nacional de Pesquisas Jurídicas. Conselheira do Instituto Nacional de Pesquisas Jurídicas, ganhadora de prêmios nacionais e internacionais por artigos jurídicos, ensaios, e obras publicadas. Leciona em faculdades públicas e privadas como também na Escola de Magistratura do Rio de Janeiro e de Rondônia. Consultora do Instituto de Pesquisas e Administração da Educação. Associada da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE).

 

Rio de Janeiro (RJ)

 

Gustavo Monteiro Fagundes

 

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (1993). Atualmente é consultor jurídico do Instituto Latino-Americano de Planejamento Educacional, consultor jurídico da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior. Especialista em Direito Educacional, ministrante de cursos de qualificação profissional em Direito e Gestão Educacional. Associado da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE).

Brasília (DF)

Jamara Cardoso Neves Braz

Link lates: http://lattes.cnpq.br/3284049030720985

 

Prática efetiva  de 24 anos de Advocacia na área de Direito Civil, Empresarial, Tributário, Consumidor, ECA, Direito Educacional para IES  e  autorização, credenciamento, recredenciamento  de Instituições de  Ensino.  Cursos Livres de Direito e LGPD para instituições  de ensino......MULTIPLICADORA DO INSTITUTO PALAVRA ABERTA-EDUCAMIDIA. MESTRANDA em Educação/UNESA (2021.2), ADVOGADA (1998) UVA,  PEDAGOGA(2019) ISERJ- Instituto Superior de Educação do RJ. Especialização: Pós Graduação  em Docência no Ensino Superior em Direito;Pós Graduação em Gestão e Estratégia em EAD  SENAC , Extensão : Produção de Conteúdo para EAD/SENAC,  Pós Graduação  em Direito Educacional( UNILEYA).  Capacitação em Direito Educacional - SATeducacional, Membro do Conselho Científico  da Associação Brasileira de Direito Educacional/ABRADE, Membro da Comissão de Direito Educacional da OAB/RJ ( triênio de 2016/2018),  Pós Graduação  em Docência no Ensino Superior em Direito. Especialista em Lei Geral de Proteção de Dados para IES- ABAMES

Rio de Janeiro (RJ)

Jozimeire Angélica Stocco de Camargo Neves da Silva

Link lattes:  http://lattes.cnpq.br/8269017253753291

Pós-Doutorado em Educação: Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (2018). Doutorado em Educação:Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (2016). Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo-UMESP/SP (2002). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo- FDSBC/SP (1989). ; ex-Conselheira da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/SP; Autora de livro e coautora de capítulos de livros e inúmeros artigos publicados na área da Educação/Direito. Parecerista Ad Hoc em periódicos/livros nacionais e internacionais. Membra do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar PUC/SP, certificado pelo CNPq, sob a liderança da Professora Dra. Marina Graziela Feldmann. Conselheira Titular do Conselho Municipal de Educação de Santo André/SP. Vice-Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Municipal de Educação de Santo André/SP. Integrante do Conselho Diretor (CONDIR) do Centro Universitário da Fundação Santo André. Docente e Gestora com experiência na Educação Básica e Ensino Superior.  ORCID: 0000-0002-8958-246X

São Paulo (SP)

Jussara Freire da Silva

 

Possui graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pela Universidade de Pernambuco (2002). Atualmente é Coordenadora de Programa Educacional - Secretaria de Educação de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Formadores, Regimento Escolar e PPP. Associada da Associação Brasileira de Direito Educacional.(ABRADE)

Caruaru (PE)

Lavinia Suely Dorta Galindo

 

Graduada em Direito pela Faculdade Estácio de Alagoas - FAL, em 2009 e em Letras (Português/Francês), pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL, em 1986. Mestre em Psicanálise da Educação e Saúde, pela UNIDERC-Caruaru/Pernambuco. Especialista em Inspeção Educacional, pelo Cesmac; em Direito Constitucional e Administrativo, pelo Cesmac; em Direito Educacional, pela Faculdade Pio X, em Aracaju; em Psicanálise Aplicada à Educação e Saúde, pela Faculdade Anchieta do Recife; e, em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, pelo Cesmac. Professora do Curso de Pós-Graduação "lato sensu", na área de Educação do Centro de Estudos Superiores de Maceió -CESMAC e da Universidade Tiradentes - UNIT-MACEIÓ. Conselheira Suplente do CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MACEIÓ-COMED. Conselheira Titular do CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE ALAGOAS-CEE/AL. Secretária Executiva do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Alagoas e, Professora concursada da Secretaria de Educação do Estado de Alagoas. Coordenadora Pedagógica e Gestora Educacional. Possui experiência nas áreas de Educação e Direito, nos seguintes temas: História da Educação; Estrutura e Organização Escolar; Legislação Educacional; Inclusão de pessoas deficientes no ensino regular; Educação Profissional e Tecnológica; e, Educação à Distância. Consultora e Assessora Educacional.

Maceió (AL)

Lizziane Martins Lima

 

Advogada, Bacharel em Direito pela Faculdade Processus (2019), Pedagoga com Licenciatura pela Universidade Católica de Brasília (UCB - 2004). Pós-graduação em Direito Digital (cursando), pós-graduada em Direito e Gestão Educacional pelo Instituto Latino Americano (ILAPE - 2011), pós-graduada em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília (UCB - 2007). Presidente da Comissão Temática da ABRADE/DF de Análise e Acompanhamento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nas Instituições de Ensino. Consultora para adequação aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Foi Oficial Pedagoga na Força Aérea Brasileira, assessorando a Diretoria de Ensino na criação de normativos para implantação da Avaliação Institucional nas Escolas da FAB, Foi Coordenadora Pedagógica do Ensino Presencial e Coordenadora de Polo de Educação a Distância e atuou como Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação na Faculdade Anhanguera e possui qualificação para atuar em atividades de regulação do ensino superior

Brasilia (DF)

Márcia Regina Vainer Santos

 

Executiva Jurídico Educacional. Possui graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Paraíba (1989) e Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é Procuradora e Pesquisadora Institucional no Centro Universitário Paulistano - UniPaulistana e docente na mesma instituição. Diretora de Planejamento e Desenvolvimento das Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu - UNIFOZ. Atua como professora convidada da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Anhanguera, Unisuz (Suzano) e Faculdades Drummond. . Tem sólida experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional e legislação pertinente. Atua também como consultora na área e elabora documentos institucionais, bem como Projetos Pedagógicos de Curso. É associada da ABRADE

São Paulo (SP)

Marcos José Clivatti Freitag

 

Formação em Direito (Bacharel em Direito com Especialização em Direito Administrativo) e em Educação (Licenciado em Pedagogia com Especialização em Psicopedagogia, Especialização em Interdisciplinaridade e Mestrado em Educação). Carreira profissional desenvolvida em instituições públicas e privadas, em diferentes níveis de escolarização e modalidades de ensino, com experiências na docência e na gestão, pedagógica e administrativa, de unidades de ensino, equipes de profissionais da educação, cursos, programas e projetos. Atuação e interesse em temáticas interdisciplinares no âmbito da Educação Superior (regulação, políticas, avaliação e gestão), Direito Educacional e Direitos Humanos. Professor do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil seccional Rio de Janeiro (OAB/RJ). Associado da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE).

Rio de Janeiro (RJ)

Nelson Joaquim - (In memoriam)

 

Professor universitário, Mestre em Direito (UGF), pós-graduação com especialização em Direito Civil, Romano e comparado (UFRJ), e Educação a Distância (SENAC), professor de Direito Educacional nos cursos de pós-graduação de Gestão Educcacional das Faculdades São José e São Judas Tadeu, Presidente da ABRADE (Associação Brasileira de Direito Educacional) do Rio de Janeiro, Membro do Instituto dos Advogados Brasileiro (IAB) e vice-presidente da Diretoria da Igualdade Racial da OAB/RJ. Autor do livro Direito Educacional Brasileiro: História, Teoria e Prática - 3ªed. Editora Freitas Bastos,2015. Site: www.direitoeducacional.com.br . Associado da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE).

Rio de Janeiro (RJ)

Paulo Sergio Bandeira

Link lates: http://lattes.cnpq.br/5107012637193540

 

Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba UNICURITIBA. Especialista em Direito Educacional pela Faculdade ITECNE. Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Positivo. Graduado em Direito pela Universidade Positivo). Professor do Curso de Pós-graduação em Direito Educacional no Grupo Educacional ITECNE. Membro da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE). Membro da Comissão de Direito Educacional da OAB/PR. Membro da Comissão de Responsabilidade Civil da OAB/PR. Membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da OAB/PR. Advogado. Email: paulobandeira@pba.com.br

Curitiba (PR)

Sadi Nunes da Rosa

 

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991) e graduação em Direito pela Universidade Paranaense (2005). Atualmente é estatutário do Governo do Estado do Paraná,diretor pela segunda vez do Colégio Estadual Novo Horizonte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao, cultura de paz, violencia, história, regime politico e direito. No Direito, atua como advogado nas áreas do Direito Administrativo, do Consumidor e Educacional. Associado da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE).

 

Toledo (PR)

 

Tarcizo Roberto do Nascimento

Advogado. Possui Graduação em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Especialização em Direito e Gestão Educacional pelo Instituto Latino Americano de Planejamento Educacional (ILAPE), Mestrado em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC). Membro da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE). Membro consultor da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/DF (2019/2021). Autor do livro: O Marco Regulatório da Educação Jurídica Brasileira e a Redefinição do Papel do Interventor. Professor de Direito Educacional. Colaborador em inúmeras obras que abordam o Direito Educacional.

Brasilia (DF)

 

Vilmar Urbaneski

 

Professor, advogado e palestrante. Graduado em Direito (FURB-Blumenau/SC) e em Filosofia (Universidade São Francisco -São Paulo/SP). Especialização em Filosofia da ciência e teoria do conhecimento (UNIFEBE-Brusque/SC); em Direito Penal (UNIASSELVI/Indaial); MBA em Gestão Ambiental (UFPR-Curitiba), especialização em Direito do Agronegócio (Universidade de Araraquara). Mestrado em Educação(FURB-Blumenau/SC). No âmbito acadêmico tem experiência no Ensino Médio e Graduação e Pós graduação, e na elaboração de materiais para cursos ou disciplinas em EAD ou semipresencial. Associado da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE)

Blumenau (SC)

Wlademir Almeida Lira

 

Advogado com ampla experiência na seara Cível com ênfase no Direito Empresarial, Societário, Família, Sucessões e Consumidor. Proficiência em promover acordos e ações judiciais.

Foco na prestação de serviços advocatícios com zelo atingindo seus objetivos e facilitando negócios, preservando interesses individuais e coletivos, conforme princípios éticos. 

Vide curriculum

Maceió (AL)

Wilson Macedo Siqueira

 

Possui graduação em Direito - Faculdades Integradas Tiradentes (1989) e mestrado em Direito (ORDEM JURÍDICA CONSTITUCIONAL) pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professor do Centro Universitário Tiradentes e da Universidade Tiradentes. Exerce desde 1995 o cargo de Gerente Jurídico da Sociedade de Educação Tiradentes Ltda, empresa mantenedora da Universidade Tiradentes (SE) e do Centro Universitário Tiradentes (AL), além da Faculdade Integrada de Pernambuco (PE). Atua na área de Direito Educacional, Direito Civil: Contratos, Societário e Imobiliário. Associado da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE).

Aracaju ( SE)